
Na edição de 2008 da Taça da Madeira, o Marítimo irá defrontar a formação do Caniçal em Santo António. Partida esta, para a 4ªeliminatória agendada para o dia 12 de Março.
O venezuelano Edder Perez terá de ser operado, depois de no domingo ter fracturado o quinto metatarso do pé direito. A lesão do aconteceu no domingo, quando o defesa actuava pela equipa B frente ao Sp. Espinho, em jogo da Série B da II Divisão. A cirurgia ocorreu esta terça-feira e o tempo de paragem previsto é de seis a oito semanas.
Já André Pinto vai fazer amanhã uma ecografia, para avaliar o problema muscular de que padece. Caso o exame não denuncie nada de grave, é provável que o avançado regresse à equipa já esta quarta-feira.
Dezanove convocados para o jogo do Restelo: Ediglê, Antoine van der Linden, Evaldo, Kanu, Márcio Mossoró, Bruno, Adriano, Bruno Grassi, Olberdam, Gregory, Luis Olim, Anderson, João Luiz, Briguel, Ricardo Esteves, Marcos, Marcinho, Baba e Fábio Felício.
Mesmo sem algumas peças importantes no sector ofensivo, o Marítimo não "pensa" noutra coisa sem ser na conquista dos três pontos frente ao Belém. Será certamente um jogo complicado, devido à qualidade do adversário, mas as equipas vão enfrentar outra dificuldade...as condições climatéricas.
Resta acrescentar que poderá acompanhar o resultado do jogo Belém x Marítimo em directo aqui no nosso blog, amanhã pelas 18horas.
Fabio Felício - Efectua tratamento e trabalho específico na sequência do entorse do tornozelo direito.
André Pinto - Foi submetido a ecografia esta quarta-feira, a qual revelou uma micro-ruptura muscular no gémeo interno da perna direita. Faz tratamento e trabalho específico.
Djalma - Faz trabalho específico devido a entorse do tornozelo esquerdo.
Marcelo - Sofreu um entorse na tibio-társica direita, do qual resultou fractura do maléolo externo. Foi submetido a intervenção cirúrgica, sob a responsabilidade do Dr. Horácio Sousa, tendo já regressado a casa. Prevê-se uma inactividade competitiva na ordem das seis/oito semanas.
Bruno Fogaça - Encontra-se em tratamento e trabalho específico devido a lesão muscular - ruptura - na coxa esquerda sofrida durante o jogo com a Académica. Prevê-se paragem competitiva na ordem das três/quatro semanas.
Sidnei - Já iniciou trabalho de campo.
Marcinho, que já apontou um golo ao FC Porto, está confiante em que possa repetir o feito e que “o Marítimo alcance os três pontos”, afirmou.
Perante um adversário que “vem demonstrando ser uma das equipas mais fortes deste campeonato”, Marcinho espera vencer “com o apoio dos adeptos”. Apesar de reconhecer a qualidade dos jogadores adversários, Marcinho mantém plena confiança na sua equipa que, “também tem qualidade”, defendeu.
“Não podemos deixar o Porto jogar e da minha parte vou procurar dar o melhor. Queremos ganhar para ficarmos com mais moral até porque vimos de duas derrotas. Sinto-me confiante, eu e toda a equipa. É fundamental ganhar para alcançar o nosso objectivo UEFA”, finalizou.
Uma entrada duríssima do sportinguista Vukcevic obrigou Ricardo Esteves a ter de abandonar o encontro de sábado, em Alvalade, quando este estava perto do intervalo. A entrada foi violenta, e por isso o cartão amarelo exibido por Bruno Paixão foi, no entender da "vítima", "muito pouco ajustado". "Quando um jogador faz um carrinho de botas no ar, como foi o caso, tem de ser punido com um cartão vermelho. Tenho a perna negra e inchada, com um buraco do 'piton', mas ele [Vukcevic] acabou por continuar em campo", lamentou.
Conformado, mas não convencido, Ricardo Esteves considerou ainda que, se o "agressor" vestisse as cores dos insulares, aí sim, a sanção disciplinar teria sido a adequada… "Tenho a certeza de que, se fosse um jogador do Marítimo a ter uma entrada daquelas, teria sido expulso e mais, seria punido com vários jogos de castigo. Aliás, já aconteceu um caso parecido com um jogador que agora já não está connosco, pois foi para o Benfica [Makukula]", relembrou o defesa.
Independentemente das dores que ainda sentia ontem, Ricardo Esteves acha que é possível recuperar a tempo de defrontar o FC Porto, na próxima sexta-feira. "Acho que amanhã [hoje] já vou correr, e penso que vai dar para jogar. De qualquer forma, vou esperar pela reavaliação do departamento médico", acrescentou.
O Sporting apurou-se este sábado para os quartos-de-final da Taça de Portugal ao vencer, no Estádio de Alvalade XXI, o Marítimo por 2-1.
Uma vitória que começou a ser construída aos cinco minutos, num golo de Tonel. Após canto de Vukcevic, o central foi mais rápido a cabecear ao primeiro poste.
A vantagem durou pouco mais do que meia-hora, já que aos 37 minutos van der Linden empatou o encontro. O central corrigiu um cabeceamento de André Pinto ao poste.
Ainda antes do intervalo, uma boa assistência de Grimi permitiu a Liedson chegar ao segundo golo, que estabeleceu o resultado final.
Na segunda parte, as coisas foram bem diferentes, o Marítimo foi dominador criando várias jogadas de grande perigo, onde poderia ter estabelecido o empate.
O Sporting, só acordou nos últimos três minutos da partida, onde fez os únicos dois remates à baliza do Marítimo.
É de referir ainda, que Bruno Paixão o árbitro da partida, cometeu um grave erro ao exibir a cartolina amarela a Vukcevic, quando o montenegrino fez uma falta muito feia sobre Ricardo Esteves que saiu do relvado em maca. Na verdade, a cartolina seria de outra cor!Para o treinador verde-rubro esta partida será importante para evoluir, melhorando os aspectos menos bons. Voltando a reiterar a sua opinião de que “infelizmente não é um jogo de duas mãos”, Lazaroni deixa o apelo para que esta situação seja analisada futuramente. “Repito porque acho importante haver igualdade de direito e em duas mãos há mais justiça no critério técnico e dentro do valor desta competição que é um dos caminhos para chegar à UEFA”.
Perante um Sporting “rápido, técnico e com jogadores de qualidade”, a estratégia do Marítimo passará por “melhorar algumas situações para que a equipa possa passar para a próxima fase”, referiu.
Lazaroni exige concentração máxima e superação total com personalidade, estando consciente que “um pequeno detalhe pode ser determinante”, pelo que o Marítimo deverá “se impor e fazer o seu jogo” ao longo dos noventa minutos.
Está confirmada mais uma ausência de vulto no ataque do Marítimo para a visita a Alvalade, onde sábado defronta o Sporting para a Taça de Portugal. Depois de Bruno Fogaça, agora foi Kanu a lesionar-se. | ||
Assim, aquele que foi o último reforço do mercado de Inverno, o brasileiro André Pinto, entra pela primeira vez nas opções de Sebastião Lazaroni, que decidiu ainda trocar Luís Olim por Tito, isto em relação à última convocatória. Eis a lista completa de convocados: Guarda-redes: Marcos e Marcelo; Defesas: Ricardo Esteves, Ediglê, Van der Linden, Gregory, Evaldo e Briguel; Médios: Bruno, Wénio, João Luíz, Marcinho, Tito, Fábio Felício e Djalma; Avançados: Márcio Mossoró, Anderson e André Pinto. |
Kanu regressou ao Marítimo para alinhar, até agora, pela equipa «B». O avançado brasileiro não esconde a ansiedade por voltar a constituir opção para Sebastião Lazaroni já no jogo com o Sporting, para a Taça de Portugal. | ||
O avançado brasileiro não esconde o desejo de ser chamado para a deslocação a Alvalade. «Estou à espera há muito tempo, estou confiante e espero ser convocado. Apesar de as equipas “A” e “B” serem ambas do Marítimo, estou com o pensamento positivo para Alvalade», afiançou, perspectivando «um jogo muito equilibrado, muito disputado do primeiro ao último minuto». |
O início do jogo confunde-se, praticamente, com o golo da Briosa. Ediglê demorar na marcação de um livre, depois terá mandado alguma boca a Paulo Paraty e o portuense não foi de modos: castigou o Marítimo com um livre e mostrou o respectivo amarelo ao central Brasileiros. Começava aqui a derrocada insular.
Na cobrança da falta, Luís Aguiar tem um lance de craque, consegue ir à linha e cruzar, potenciando o segundo pecado dos «verde-rubros»: Marcos, o insuspeito guarda-redes maritimista deixa a bola escorregar (esteve a chover durante o jogo todo) por entre as mãos e deixou-a escapar para o lépido Edgar que só teve de encostar para o seu segundo golo ao serviço da Académica em outros tantos jogos.
O azar insular não se ficou, porém, por aqui, Pouco depois do golo, Fogaça lesionou-se e teve de sair para dar lugar ao recém-chegado Anderson Lima. De uma assentada, foram três contrariedades para Sebastião Lazaroni, que viu a equipa tentar reagir mas com demora. Primeiro, porque os comandados de Domingos Paciência mostraram-se certinhos nas marcações e colectivamente organizados - quando alguma coisa falhava lá estava Kaká para resolver - e, depois, porque os visitantes tardaram em adaptar-se à nova estrutura sem Fogaça e com um jogador em estreia, ainda cheio de vontade mas com pouco discernimento (Anderson Lima).
Marítimo acorda e Pedro Roma também
Os madeirenses conseguiram, ainda assim, encostar progressivamente a Académica à sua defesa, dando algum trabalho a Pedro Roma, sem, todavia, lograr uma daquelas oportunidades de golo dignas desse nome.
Na segunda parte, a qualidade de jogo baixou, devido ao estado do terreno, e só na parte final voltou a haver emoção a sério. O Marítimo apertou finalmente e a Académica respondeu à letra, acabando o jogo com uma ponta em jeito de parada e resposta. A contestação a Paulo Paraty também veio ao de cima, assim como a classe de Pedro Roma, com um par de defesas, que ajudaram a segurar a preciosa vantagem.
Anderson, contratado no mercado de Inverno, foi este sábado convocado por Sebastião Lazaroni para a visita de domingo a Coimbra, a fim de defrontar a Académica, em jogo da 18ª jornada da Bwin Liga.
Os compatriotas André Pinto e Adriano, que também chegaram ao conjunto insular em Janeiro, não foram inscritos a tempo e falham esta jornada.
O lateral esquerdo Evaldo, que cumpriu um jogo de castigo frente ao Boavista, e o médio Wénio, que no último fim-de-semana actuou na equipa B, estão de volta às opções de Lazaroni. Ariza Makukula, transferido para o Benfica, Edder Perez e Tito, por opção técnica, que fizeram parte da última convocatória, ficam de fora.
Lista de convocados:
Guarda-redes - Marcos e Marcelo;
Defesas - Ediglê, Antoine van der Linden, Evaldo, Gregory, Briguel e Ricardo Esteves;
Médios - Bruno, Wénio, Luís Olim, João Luíz, Marcinho e Fábio Felício;
Avançados - Anderson, Bruno Fogaça, Djalma e Márcio Mossoró.
«Concentração, determinação e confiança», pede Sebastião Lazaroni aos seus jogadores para a visita a Coimbra, onde o Marítimo vai defrontar a Académica, em jogo da 18ª jornada da Bwin Liga.
«São aspectos fundamentais, que determinarão a qualidade do futebol do Marítimo», explicou o treinador, antes de garantir que a sua recomendação para os próximos 90 minutos é comandar sempre o jogo: «Poderão surgir problemas se o Marítimo os deixar fazer o jogo deles.»
Lazaroni desvalorizou ainda o facto de os «estudantes» terem perdido nas últimas três jornadas, duas vezes consecutivas em casa.